VIDA SELVAGEM
Não podemos dar a garantia que as onças-pintadas serão vistas, mas garantimos aos visitantes que passam pelo menos alguns dias no Pantanal Jaguar Camp que podem ver mais do que onças, como outros animais característicos do bioma Pantanal, como as araras-azuis, ariranhas, capivaras, iguanas, macacos, jacarés-do-Pantanal, entre outros. Além dos animais, as incríveis paisagens que só o Pantanal oferece são apresentadas aos visitantes.
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, ficando atrás somente dos tigres e leões. Atualmente, ela está classificada globalmente na Lista Vermelha da IUCN como quase ameaçada e grandes números de indivíduos só são encontrados em regiões remotas da América do Sul e Central. O Pantanal é uma das regiões que abriga a maior população desses felinos, estima-se entre 4.000 e 7.000 indivíduos.
A região de Porto Jofre é o paraíso para os amantes de aves. A diversidade e beleza desses animais pode ser vista em qualquer época do ano. Seja você um ornitólogo ou esteja observando aves pela primeira vez, garantimos que irá se surpreender com a beleza desses animas. As araras-azuis, consideradas os maiores papagaios do mundo, são vistas frequentemente nas árvores que rodeiam as pousadas que passamos em nossos passeios. Também são vistos tucanos, pica-paus, beija-flores, aves de rapina, garças e cegonhas, incluindo o tuiuiú, a maior ave voadora da região e com uma beleza ímpar é considerada símbolo do Pantanal, sua envergadura pode chegar aos 3 metros. No período noturno é possível observar corujas, bacuraus e os famosos urutaus ou também conhecidos como mãe-da-lua.
Como identificar as onças-pintadas da região de Porto Jofre?
As onças possuem pelagem de cor amarelo-dourado com a presença de manchas, chamadas rosetas, cada roseta tem pintas no seu interior. Cada indivíduo tem combinações únicas de rosetas, como se fossem as impressões digitais, ou seja, o padrão nunca será igual de um indivíduo para outro. Utilizamos nosso catálogo de identificação de onças para aprender e entender a história natural de cada indivíduo. As informações obtidas através de fotografias e vídeos contribuem significativamente com o conhecimento local e dos visitantes.
Para manter este turismo equilibrado e sustentável, todos os envolvidos da região (empresários, guias, pilotos e pesquisadores), criaram um acordo de sempre compartilhar de forma amigável este turismo onde a onça-pintada é a atração principal, com isso, trazer mais consciência de sua importância em seu habitat natural.
A sua visita é muito importante para nós. Não só para mostrar a importância da conservação da onça-pintada, mas sim, de toda a fauna e flora da região, que se expande de forma consciente, trazendo benefícios para a comunidade local.